Tipos de musculação: conheça seu corpo e tenha mais resultados!

| |

A musculação é uma atividade física milenar e a medida com que os anos passam, os tipos de treino de musculação crescem, se desenvolvem e ganham novas especificidades, conceitos e finalidades.

Se você deseja, de fato, alcançar resultados no corpo, independente deles serem físicos, estéticos ou mentais, é preciso muito mais do que apenas ir para uma academia.

É frequente e expressivo a quantidade de pessoas que passam longos meses na academia e não conseguem alcançar os seus objetivos. Isso se dá uma vez que não basta somente ir até o espaço e cumprir as séries prescritas na ficha, é preciso saber exatamente o que se quer para então traçar exercícios, cargas e séries exatas que farão você chegar lá!

O treino de musculação pode ser voltado para emagrecimento ou só para manter o corpo em movimento para os que são mais sedentários, mas a verdade é que eles podem levar o praticante a outro patamar se realizados da maneira adequada. Assim como, optar por alguns treinos pode não ser vantajoso e até prejudicial de acordo com as necessidades pretendidas.

A verdade é que quem pratica atividade física previne inúmeras doenças e ainda acumula muito mais energia para as funções do dia a dia! Mesmo com a quantidade de novas práticas surgindo no universo fitness, como o crossfit, a musculação ainda continua sendo a escolha primária de grande parte da população, pela sua versatilidade e fácil adaptação às diferentes necessidades.

Nesse post iremos te contar quais são os principais tipos de treinos de musculação para você alcançar com excelência os seus resultados, mas antes disso, você sabia que identificar qual o seu tipo de corpo é fundamental? O nosso corpo pode ser ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo. Não faz ideia do que seja isso? Nós te contamos! Afinal, para descobrir o treino perfeito é preciso reconhecer qual tipo de corpo é o seu. Continue a leitura!

Aprenda a identificar o seu tipo corporal

  • Ectomorfo

O ectomorfo é aquela típica pessoa magra. Geralmente os músculos são fibrosos, ombros estreitos e pernas e braços finos. A baixa gordura corporal, ossos densos e dificuldade de ganhar peso são características marcantes dessa categoria.

A musculação para esse tipo de pessoas deve ser intensa e de pouca duração, com cargas elevadas para estimular o desenvolvimento muscular. Os ectomorfos contam com um metabolismo acelerado e para adquirirem massa magra e músculos precisam de dietas específicas e treinos de hipertrofia. Logo falaremos sobre os tipos de musculação e a relação ideal de treino para cada pessoa ficará muito mais clara!

  • Mesomorfo

Mesomorfos costumam ser invejados pela sua “genética boa”, geralmente já contam com um perfil mais atlético e uma estrutura ósseo maior. Por natureza são mais fortes e musculosos e ganham massa muscular com muita facilidade, no entanto, tendem a ganhar gordura na mesma proporção de facilidade. Normalmente, o perfil corporal é retângular, procure um espelho e confira se esse é o seu caso!

Exercícios com peso que combinem hipertrofia e cardio se tornam o combo favorito desses adeptos, há uma melhora no condicionamento físico, controle de peso e desenvolvimento muscular!

  • Endomorfo

Basicamente são aqueles que possuem facilidade no ganho de gordura, tipo físico grande, pernas largas, braços mais curtos são algumas das características. Apesar dessa facilidade ao acumular gordura, engana-se quem pensa que esse tipo físico não possui força. Os músculos, sobretudo os da perna, são potentes entretanto o metabolismo é mais lento, sendo necessário uma dieta hipocalórica.

Vale lembrar, que nesse post estamos abordando de maneira generalizada, um nutricionista será o responsável para prescrever dietas individuais de acordo com a necessidade de cada um. Exercícios de alta intensidade podem ser perfeitos, como o funcional!

Uma mesma pessoa pode ter formas combinados de corpos e por isso escolher o treino de musculação ideal é uma tarefa que merece muita atenção. Agora que você conhece mais sobre o assunto, podemos pular para a próxima etapa! Vamos juntos conhecer os principais treinos que competem a musculação?

4 principais tipos de treinos de musculação: conheça!

  • Hipertrofia muscular

Muito famoso esse tipo de treino é o ideal para quem deseja aumentar e salientar a massa muscular e existem dois modos de fazê-la: transitória ou crônica. A transitória é o famoso pump que os músculos sofrem imediatamente após o treino e duram algumas horas já a crônica é o aumento real da musculatura com o passar do tempo.

Nesses treinos o descanso é imprescindível, a musculatura precisa de uma pausa durante a semana para que haja a recuperação e sem seguida a hipertrofia, que é o objetivo principal de quem faz esse treino.

As cadências, funcionam muito bem e podem ser inseridas para aumentar ainda mais a eficácia e intensidade do treino. Malhe o mesmo grupo muscular pelo menos 3 vezes na semana e entre os exercícios faça pausas de 30s a 1min.

As vantagens claramente são o ganho de massa magra, definição, fortalecimento muscular no entanto se praticado em excesso e sem a orientação adequada de um profissional pode resultar em desvantagens até mesmo irreversíveis, são elas: estresse muscular, lesões profundas e desequilíbrio estético.

  • Resistência muscular

Esse tipo de treino mensura a capacidade que o músculo pode sustentar uma carga. Aqueles segundos de espera nos exercícios isométricos ou a repetição do movimento no número de séries exigidas denunciam a que ponto está a resistência muscular.

O tipo de musculação conhecido como resistência é ideal para os iniciantes ou que estão retornando recentemente, uma vez que preparam para treinos futuros muito mais intensos. Nessa modalidade a velocidade do exercício importa, ela deve ser moderada e até 3 séries devem ser executadas para cada grupo muscular.

A notícia boa é que o descanso pode ir até 2min, se você está voltando hoje, não perca tempo. Inicie os treinos de resistência muscular e recupere todo o necessário para evoluir cada vez mais.

  • Potência muscular

A procura pelos treinos de potência muscular são lideradas pelos atletas. É para quem busca uma força de alto desempenho em um espaço de tempo curto. Exercícios aeróbicos ou de levantamento de peso são muito bem recomendados nessa categoria.

Aqui, os movimentos são um pouco diferentes, devem ser executados de modo explosivo e rápido e os intervalos podem ir até 3min entre uma série e outra, para o descanso a regra é a mesma da hipertrofia, descanso de 48h a 72h para uma recuperação muscular eficiente.

  • Funcional

Cada vez mais esse tipo de treino está ganhando espaço nas academias, os famosos circuitos são práticas que oferecem bastante dinamismo e esforço. Normalmente exigem agilidade, intensidade e disposição entre uma prática e outra e são ótimos para o emagrecimento e melhoria da capacidade cardiovascular.

Esse tipo de treino não é ideal para iniciantes e exige um acompanhamento presente de um profissional, já que os resultados vão depender do treinador e da montagem correta do circuito, além de claro, empenho de quem irá executá-los.

Os treinos de musculação podem ser muito explorados e bem desenvolvidos, não abra mão de procurar por um tipo de treino que encaixe perfeitamente nas suas necessidades.

Séries bem desenvolvidas de acordo com o seu objetivo, tipo físico e alimentação aliado a um acompanhamento profissional de qualidade é o que faz toda a diferença, proporcionando o suporte necessário para o alcance das metas e resultados!

Esse texto chegou ao fim, esperamos que tenha gostado, reunimos as principais informações para você saber tudo sobre o assunto e começar a praticar musculação sem erro! Recentemente, falamos também sobre o pilates, a musculação e suas vantagens para a saúde, confere lá, o importante é não deixar o corpo parado!

O Blog da NewFit é completo em conteúdo fitness e vai te ajudar a cuidar melhor de você, não deixe de nos acompanhar e compartilhar esse texto com a sua rede de amigos, queremos criar uma comunidade de pessoas saudáveis e promover o autocuidado, contamos com você!

Anterior

Saiba como fazer e os benefícios do treino hiit para o seu corpo!

Tudo o que você precisa saber sobre como ganhar massa muscular em casa

Próximo

Deixe um comentário