Roupas para pedalar: o que usar no seu pedal?

| |

Os benefícios de uma boa pedalada são inúmeros: o trabalho sobre a região abdominal e nos músculos das pernas é intenso, queima muita gordura e, mais do que isso, é muito agradável; passear pelos ambientes, reunir os amigos, o conjunto de benefícios de uma boa seção de pedal é incrível, mas justamente por sua alta intensidade, mais do que uma bike bem preparada, a roupa para pedalar faz toda a diferença, especialmente nos trajetos mais longos e pesados. Por isso hoje preparamos dicas especiais de como estar vestida com propriedade para pedalar!

Por que escolher uma roupa especial para pedalar

Existe uma certa diferença entre pedalar para ir de um ponto ao outro e pedalar como forma de exercício, é o mesmo caso de andar e fazer caminhada; enquanto um é uma necessidade fisiológica, o outro é uma atividade coordenada, para atingir um outro propósito.

Mulher de costas em cima de uma bicicleta olhando para a estrada

Podemos dizer que até as bikes para cada atividade costumam ser diferentes. Não que você precise de uma bike speed para praticar ciclismo, mas o conjunto dela viabiliza o pedal como exercício físico coordenado. Pensando nisso, a roupa para cada tipo de pedal também muda pelo mesmo motivo, de acordo com a intensidade demandada.

O pedal que funciona como exercício prático é bem mais intenso e, para dar aquela “pegada” na musculatura, exige um ritmo, uma cadência, especialmente quando se está pedalando em grupo. 

E nesse ritmo, a temperatura do corpo é afetada por muitas coisas; tanto a temperatura externa quando o nível de intensidade do exercício, e é muito importante evitar a hipertermia ou a mudança muito brusca da diferença de temperatura, causando choques.

O controle da temperatura do corpo também ajuda a dar um extra na queima de gorduras e no condicionamento da musculatura, além de garantir mais conforto e mitigar a fadiga.

Vale a pena conhecer mais sobre as peças de roupa para pedalar e sua função:

Camisetas

Pedalar trabalha muito os músculos inferiores do tronco, o abdômen, a lombar, mais do que isso, o condicionamento da respiração é que controla todo seu ritmo, então manter a temperatura do tronco é muito importante.

As camisetas para ciclismo vêm muito bem equipadas com uma malha interna e uma composição que mistura poliamida e elastano para oferecer flexibilidade e absorção, além de um isolamento para a temperatura do corpo.

Mulher se alongando com roupas leves prestes a pedalar

Outra tecnologia atual que tem sido comum nas roupas para pedalar é a proteção contra os raios UV, diminuindo bastante a incidência do efeito dos raios solares na pele.

Se optar por uma camiseta de manga curta e o clima estiver muito frio, manguitos são uma ótima opção para proteger da baixa temperatura e do sol.

Como alternativa às camisetas mais especializadas, você pode escolher uma alternativa de segunda pele, com fator UV, o importante é evitar algodão e tecidos pouco respiráveis e pesados.

Bermuda

Suas pernas e quadril vão trabalhar intensamente, então a preocupação com a bermuda é de primeira ordem!

Bermudas para pedalar também seguem o mesmo padrão de composição das camisetas, e mais do que isso, costumam ter um forro especial para a área que fica em contato constante com o selim da bike, para evitar assaduras e abrasões.

Mulher alongando a perna na beira da praia

Ao montar seu kit, vale a pena dar prioridade aos bretelles, que mantém a bermuda firme, indiferente do volume de movimentação.

Bermudas de academia são ótimas alternativas, especialmente aquelas forradas e absortivas, com fator compressor, que diminui a vibração, inflamação e dores, além de estimular a recuperação dos tecidos musculares doloridos.

Acima de tudo, evite jeans, algodão e qualquer tecido folgado e pouco flexível. É fundamental que seu traje bastante justo, pela absorção do suor, controle térmico e compressão.

Meias e calçado

Seus pés também trabalharão intensamente, e meias com tecidos similares às demais peças também existem e são populares no mundo fitness em geral, as meias com compressão são ótimas para evitar o suor excessivo nos pés, que pode causar problemas fúngicos incômodos, que incomodam muitos ciclistas.

Em relação ao calçado, existem sapatilhas especialmente desenvolvidas para o pedalar, baixos, fáceis de se encaixar à estrutura do pedal e com solados rígidos.

Apesar dos calçados de corrida serem leves e confortáveis, dê prioridade àqueles que não possuam curvatura muito grande do arco do pé, pois é justamente essa parte que irá fortalecer a pedalada. Quanto mais rígido for o solado sem o excesso de peso, melhor, tênis muitos flexíveis pode acabar cansando seus pés mais rápido.

Acessórios para o rosto

É fundamental estar de capacete ao pedalar. Lembre-se que em muitas situações você estará dividindo espaço com veículos enormes, que podem facilmente te desestabilizar sobre a bike.

O Brasil não legisla muito sobre o uso nem a qualidade média da produção desta peça de proteção, então vale a pena adquirir um capacete produzido sob algum tipo de padrão de qualidade. Evite aqueles de linhas paralelas e piratas, afinal, é um cuidado muito importante com sua vida!

Não se esqueça dos óculos também! Em altas velocidades, qualquer coisa pequena pode desestabilizar o ciclista. Imagine um caminhão levantando poeira, um inseto ou mesmo o efeito do vento ressecando os olhos.

Luvas

Não deixe de proteger as mãos, tanto contra a abrasão e os calos quanto do suor. Uma luva de tecido respirável cortada nos dedos vai auxiliar na sensibilidade especialmente da frenagem da bike.

Descendo a ladeira

As peças de roupa especiais para ciclismo ajudam bastante na performance, mas também sugerimos algumas alternativas produtivas ao longo do post, pois o mais importante é você se sentir bem e se divertir em sua pedalada!

Vale a pena lembrar de ter sempre uma garrafinha de água para se hidratar e cuidar de toda a pele com um bom filtro solar, além de estar em dia com a revisão da bike!

No blog da New Fit você encontra publicações toda semana sobre vida fitness e bem-estar, e em nossa loja, uma série completa de fitwear, confira e se apaixone!

Anterior

A importância do alongamento: conheça todos os benefícios!

Como fazer agachamento: o que você precisa saber antes de malhar!

Próximo

Deixe um comentário