Roupa para pilates: veja o que usar e não erre no look!

| | ,

A prática do pilates chegou no Brasil no início dos anos 2000 e vem se tornando bastante comum nos últimos anos. Mesmo com a popularidade, algumas pessoas ainda têm algumas dúvidas, principalmente relacionadas a que roupa usar.

Diferentemente de outras atividades, as roupas para pilates não são muito específicas, como os kimonos para o karate ou meia calça e collant para o ballet, mas, para uma boa performance, é muito importante usar a vestimenta correta.

O pilates é uma atividade indicada para pessoas de qualquer idade e nem precisa ser atleta para praticar. Por ser uma atividade de baixo impacto, tem o objetivo de fortalecer a musculatura do abdômen, melhorar os movimentos das articulações, criar consciência corporal e auxiliar na melhora da postura e do tônus muscular.

Quer saber qual a composição certa para a prática? Continue lendo e confira as dicas do blog New Fit de como saber que roupa usar para o pilates e não errar no look!

Qual a roupa mais indicada?

Na hora de montar o look, o ideal é pensar no conforto e na mobilidade, já que, no pilates, você fará movimentos de alongamento que exercitam o corpo inteiro. Mas, calma, você pode praticar a atividade com roupas que já tem em casa!

Para se certificar de que os movimentos estão sendo executados da maneira correta, os instrutores precisam ver o seu corpo, então o ideal é usar uma roupa justa. Lembre-se, porém, que roupa justa não quer dizer roupa apertada – para que a sua circulação não seja comprometida. Então, opte por roupas que te possibilitem fazer os movimentos livremente.

Para os homens é mais indicado o uso de bermudas de tactel e camisetas. Já para as mulheres, leggings com tops e camisetas ou macacões fitness são uma ótima opção.

Saiba o que usar em todas as estações!

Em dias quentes e de temperaturas mais elevadas, é aconselhável investir nas roupas de tecidos mais frescos. As leggins podem ser substituídas por shorts-saia e bermudas estilo ciclista.

Já para os dias frios, você pode usar e abusar de camisetas de manga comprida, de preferência sem zíper, para evitar que engate em algo. Para não sentir frio nos pés, use polainas ou meias antiderrapantes, assim você se esquenta e não corre o risco de escorregar.

Quais os melhores tecidos?

Como você já sabe, a roupa ideal para a prática de pilates é aquela que te dá flexibilidade e conforto. Então, na hora de escolher a sua, dê preferência para tecidos que possibilitem isso. Pensando em facilitar a sua escolha, veja algumas recomendações de tecidos que preparamos:

Elastano

Os tecidos em elastano são feitos de uma fibra sintética que permite ser esticada com facilidade. São muito usados na moda fitness e na confecção de biquínis e maiôs.

Lycra

Assim como o elastano, a lycra também pode ser esticada facilmente. Os tecidos em lycra são muito conhecidos pela sua longa durabilidade e pelo conforto que proporcionam, especialmente aos membros inferiores.

Tactel

Os tecidos em tactel contam com fibras sintéticas em sua composição, mas, diferente do elastano, não esticam. A vantagem das roupas em tactel é que são muito leves e secam rapidamente.

Malha

As roupas feitas de malha são mais maleáveis e proporcionam conforto, já que são feitas por fios têxteis, suaves ao toque.

Suplex

O suplex é uma fibra muito resistente, flexível e durável e tem como diferencial a maciez.

Cotton

Em sua fabricação, o cotton recebe 100% de algodão em sua composição. As roupas feitas nesse tecido permitem mobilidade.

Dry Fit

O tecido dry fit é o queridinho da moda fitness, e com razão! As roupas confeccionadas com esse material contam com uma tecnologia que permite uma rápida absorção de suor, sendo muito indicado para pessoas que transpiram com facilidade.

O que NÃO usar na aula de pilates?

É importante repetir: o pilates precisa de mobilidade, então, nem pensar em usar roupas feitas de tecidos como jeans ou sarja, afinal de contas, você não quer ficar com os movimentos presos.

Quando se pensa em mobilidade e conforto, rapidamente associamos a roupas largas, mas, para a sua segurança, evite roupas muito largas, como calças boca de sino ou camisetas folgadas, para que você não corra o risco de ficar engatada em algum aparelho!

Caso seja inevitável usar camisetas mais folgadas, na hora de fazer movimentos que te deixem de ponta cabeça, coloque a blusa para dentro da calça, assim você evita situações desagradáveis.

Deixe brincos, colares, anéis, relógios e outros acessórios em casa ou na bolsa. Assim você evita que eles engatem na sua roupa ou nos aparelhos. Afinal de contas, você não quer sofrer nenhum acidente na aula, certo?

Essa dica é primordial para as mulheres: deixe os fios sempre presos com um elástico, assim você evita que eles caiam nos olhos e te atrapalhem durante os exercícios. Se seu cabelo tiver um comprimento maior, tranças ou coques também são indicados. Você também pode investir em faixas de cabelo ou grampos, caso tenha franja.

Como os exercícios mexem bastante o corpo, acessórios de cabeça como bonés, toucas e chapéus também devem ser evitados.

Já que o pilates geralmente é feito com os pés descalços, deixe os tênis ou sapatos na entrada do studio.

Quais acessórios posso usar?

Algumas pessoas gostam de fazer os exercícios do pilates descalças, mas se você não gosta, pode usar meias de academia ou sapatilhas antiderrapantes, elas tem borrachinhas nas solas, garantindo que você não escorregue e te dando mais equilíbrio e estabilidade.

Por conta do atrito entre as mãos e os aparelhos, você também pode investir em luvas para uma maior proteção e segurança, evitando bolhas e calos.

Agora que você já sabe qual o look mais indicado para a prática de pilates, não tem mais desculpas para não praticar a atividade. Aproveite para ler o nosso post sobre alongamento e comece a movimentar o seu corpo.

Para mais dicas de exercícios e bem-estar, não deixe de acompanhar o nosso blog. Fique por dentro de todas as nossas atualizações de conteúdo e não perca nenhuma novidade! Nos vemos na próxima postagem!

Anterior

Jejum intermitente: é saudável? Saiba tudo sobre essa prática!

Treino ao ar livre: 7 benefícios e quais atividades praticar

Próximo

Deixe um comentário