Meia de compressão: como funciona?

| |

Se você veio até aqui buscando entender mais de para que serve a meia de compressão, é muito provável que já tem sentido dores nas pernas, ou que está buscando acessórios para aumentar o conforto na prática de atividades de maior demanda.

A meia de compressão é um acessório desenvolvido para estimular a circulação nas pernas, que são os membros mais periféricos do corpo, então não é incomum que problemas circulatórios as afetem primeiro e, infelizmente, esse índice é ainda mais alto entre as mulheres.

O sedentarismo, o ato de passar muito tempo em uma única posição – como tantas de nós passam na frente do computador a semana inteira trabalhando, acaba tendo um preço alto, como as dores nas pernas e nas costas.

A diabetes, problemas cardiovasculares, a gravidez e outros processos hormonais também costumam causar problemas na circulação das pernas, que por sua vez, além das dores podem vir também na forma de celulites e especialmente varizes.

As meias de compressão são muito empregadas na recuperação de todos esses quadros. E funciona da seguinte forma: a compressão sobre o sistema circulatório causa um estreitamento do sistema venoso, o que facilita e estimula a circulação sanguínea, aumentando a oxigenação dos tecidos e diminuindo o risco do depósito de gorduras e enfraquecimento das veias.

Com isso, o sangue flui mais rápido, retornando mais rápido ao coração e cumprindo todo o seu ciclo.

Os diferentes tipos de meias de compressão

Agora que você entendeu para que serve a meia de compressão e seu funcionamento, podemos falar dos diferentes modelos e seus empregos.

As tramas dos tecidos de compressão têm diferentes níveis de intensidade, que é medida pela sigla mmHg, representando o mesmo padrão que encontramos nos medidores de pressão arterial, por exemplo.

As meias de compressão suave são ideais para quem quer evitar dores ao passar muito tempo sentada; Já as de média compressão costumam ser usadas para tratar insuficiência venosa crônica, que causa o aparecimento de varizes, dores e sensação de pernas pesadas.

As meias de compressão mais intensa costumam ser usadas na recuperação de cirurgias ou em eventos mais intensos. Mas além do uso preventivo e terapêutico das meias de compressão, cada vez mais esse tipo de tecnologia tem caído nas graças do mundo dos esportes, e os benefícios são bastante interessantes.

Meia de compressão para corrida, pedal e aeróbica

Não é só o sedentarismo que pode causar problemas no sistema venoso e muscular das pernas. No outro extremo, os exercícios de alta intensidade também podem ser responsáveis por desconfortos consideráveis nas pernas.

E isso acontece por diferentes motivos: o primeiro é o alto impacto de atividades como a corrida. Outro motivo que acomete especialmente quem pratica musculação e pedal é a acumulação de ácido lático nos músculos e a expansão do tecido muscular.

Acima de tudo, a alta intensidade que exigimos dos músculos, e também a vibração da corrida ou do pedal, tudo isso causa uma série de micro lesões, que costumam incomodar especialmente no dia seguinte.

Então logo chegou no mercado a meia de compressão para corrida, com uma compressão moderada, que ajuda a diminuir o impacto e também atenua as lesões posteriores.

As peças de compressão ganharam popularidade rapidamente entre os esportistas. Na hora da academia, especialmente para quem gosta de exercícios fitness aeróbicos é o fato de que a compressão também ajuda na função de modelação muscular. Tecidos como a poliamida têm uma ótima capacidade de compressão, além de serem altamente confortáveis.

Além da modelação muscular, que também foi implementada nas leggings, por exemplo, a compressão facilita o fluxo sanguíneo nas pernas a cumprir seu ciclo, isso irriga mais cada tecido, e a boa oxigenação é a chave dos exercícios aeróbicos, afinal, aeróbico significa exatamente uma atividade com a presença de oxigênio. A oxigenação adequada é um dos melhores incentivos para cuidar e modelar a musculatura e todos os tecidos do corpo.

É importante que você utilize uma meia adequada para cada atividade. As meias de compressão para corrida e academia têm uma compressão mais suave, ao mesmo tempo que também oferecem mais conforto, menos impacto, mais modelação, manutenção da temperatura e absorção de suor.

Agora que você conheceu para que serve a meia de compressão, certamente vai querer adicioná-la ao seu conjunto, não é?

Aqui no blog da New Fit você fica sempre por dentro das melhores ideias, dicas e reviews de tudo o que envolve o mundo fitness e do bem-estar, e você está a um clique de receber todos esses conteúdos com exclusividade, é só assinar a nossa newsletter.

Anterior

Doces low carb: 6 receitas para não sair da dieta e saborear sem culpa

Conheça os principais benefícios de pedalar e inspire-se!

Próximo

Deixe um comentário