Conheça os principais benefícios de pedalar e inspire-se!

| |

Na correria caótica do mundo moderno, muitas vezes, vemos da janela do ônibus ou do carro, aquele ciclista que não precisa ficar preso entre o estresse das buzinas e sinaleiros. Já percebeu como nesses momentos eles não parecem tristes ou contrariados?

Os benefícios de andar de bicicleta são tantos e tão variados que, não raramente, ciclistas costumam ter ânimo para dar uma longa pedalada mesmo após o expediente, uma disposição que só conseguimos explicar pela prática do ciclismo!

Quer descobrir qual o segredo dessa gente e ganhar toda essa energia? Na postagem de hoje vamos falar um pouco mais sobre os diversos benefícios de andar de bike. Vem com a gente!

Pedalar faz bem? Sim! Descubra as razões!

Pedalar faz bem, muito bem, e seus benefícios vão muito além do condicionamento físico. Você tem simplesmente todos os motivos para começar hoje mesmo, e não precisa de muito. Com uma bike bem revisada, a roupa ideal para andar de bicicleta e uma garrafinha para estar sempre hidratada, você vai longe e pega um amor instantâneo pelo pedal.

Que tal passar por alguns dos principais benefícios do pedal para descrevê-los mais profundamente? Olha só:

Pedalar emagrece? Sim!

O pedal tem poder sobre suas gordurinhas extras, pois pode ser uma ótima atividade aeróbica em determinados percursos, exigindo um grande condicionamento da respiração coordenada com os movimentos.

O melhor de emagrecer pedalando é que você nem sente o tempo passando enquanto se exercita, e pode alternar entre subidas mais íngremes que exigem boa coordenação da respiração e áreas flat para correr bastante e cobrir longas distâncias.

Pedalar faz bem para os pulmões!

As atividades aeróbicas usam o oxigênio como combustível, e costumam ter uma alta demanda da capacidade respiratória e, diferente de outras atividades aeróbicas em que é difícil ou entediante começar devagar, no pedal você vai sentir aos poucos sua progressão aumentando.

A respiração adequada exigida ao pedalar vai “educando” seus pulmões e expandindo sua capacidade, além de aumentar também a sua resistência. A oxigenação adequada é indispensável para garantir o bom funcionamento de todos os tecidos.

Aumenta o condicionamento físico como um todo

Os benefícios do pedal influenciam especialmente a região das pernas, do quadril e da lombar. Regiões que costumam ser acometidas por diferentes problemas, como circulação, dores crônicas, lordose e outras condições que podem causar muitas dores e atrapalhar o dia a dia comum.

Pedalar faz bem para a saúde na medida em que, além de expandir a capacidade respiratória e oxigenar os tecidos, oferece uma opção para fortalecer a musculatura progressivamente. Especialmente na lombar. A saúde circulatória também é fortemente influenciada pelo pedal, e pessoas com problemas como diabetes e má circulação devem considerar fortemente o pedal para melhorar a irrigação sanguínea nas pernas. Associado a meias de alta compressão os benefícios podem ser ainda mais potencializados.

Além das pernas, a musculatura da lombar e do abdômen também ficam mais torneados, os braços e ombros são beneficiados especialmente em modalidades como o mountain bike. E tudo isso com o benefício do baixíssimo impacto que o pedalar causa em relação a outras atividades, como a corrida.

Pedalar faz bem para o humor

É como dissemos: ninguém vê uma pessoa triste ao pedalar. Quem pedala vê o mundo, se aventura a conhecer lugares remotos, cria o costume daquela sensação de descoberta e aventura, fica mais disposto e também acessível para ir a mais lugares, visitar mais pessoas.

Ao pedalar, seu corpo libera hormônios que fazem muito bem para o humor, como a serotonina e a endorfina.

O fato de chegar mais rápido no trabalho ou na faculdade enquanto se exercita, sem precisar pegar trânsito certamente te livra de momentos de grande estresse e ansiedade. Coloque seus fones e curta a manhã sem impedimentos. Você vai se sentir ótima e livre.

Pedalar faz bem para a sua saúde social

A saúde também tem todo um lado emocional e social. Além do que citamos antes, a respeito do bem estar, existem diversas comunidades especializadas em pedalar, que são muito abertas e amigáveis. Vai ser uma ótima opção para fazer novas amizades engajadas no bem estar, você vai arranjar novas amigas para fazer trajetos mais desafiadores, e pode levar essas amizades para muito além das pedaladas.

Um dos principais dilemas sociais hoje é a sustentabilidade, e poucos meios de transporte são tão sustentáveis quanto a bicicleta: ela ocupa um espaço pequeno, não consome combustíveis fósseis ou energia elétrica, não gera poluição química ou sonora e ainda te mantém exercitada e disposta.

Pedalar vai fazer uma revolução na sua vida, e aos poucos o engajamento vai levar sua disposição e saúde muito além.

Para manter uma vida saudável e cheia de bem-viver, confira mais dicas especiais aqui no Blog da New Fit, estamos sempre com postagens incríveis para você!

Anterior

Meia de compressão: como funciona?

Como montar looks de praia incríveis

Próximo

Deixe um comentário